A cobertura de manutenção pode variar de Locadora para Locadora, por isso é muito importante ficar atento à essa cobertura, pois, ela tem influência direta na mensalidade, e, dependendo das condições de utilização, podem gerar cobranças extras durante o contrato e aquela vantagem inicial, por ter uma prestação menor, pode trazer gastos não planejados para o consumidor.
Vamos aqui explicar de forma rápida qual o diferença entre os dois modelos e se preferir, temos um vídeo que também explica essa diferença
https://youtu.be/-H1iOcheeuc
Mas vamos lá!
Manutenção Preventiva – são as revisões periódicas previstas no manual do veículo, ou seja aquelas revisões a cada 10.000 km ou 1 ano, dependendo do carro. Nesta manutenção, existem itens previstos como Troca de Óleo, Troca de Filtro de óleo, entre outros itens e além dessas TROCAS existem itens como VERIFICAÇÃO pastilha e discos de freio, verificação de correias, verificação de velas de ignição, entre outros itens a serem verificados.
Neste caso, se houver a necessidade de TROCA do item VERIFICADO, esse serviço passa a ser de responsabilidade do consumidor pagar pela peça e mão de obra.
Na Manutenção Corretiva, se houver a necessidade de TROCA do item VERIFICADO, esse custo é de responsabilidade da Locadora
Sempre importante reforçar que podem ocorrer cobranças extras para situações consideradas “MAU USO” ou “USO INDEVIDO”, como por exemplo, desgaste prematuro de iten, por condição de utilização.
Para ficar mais claro, citamos uma situação exemplo: Troca de pastilha com 10.000 km. Segundo o fabricante, as pastilhas têm durabilidade 20.000Km e se ocorrer a necessidade de troca antecipada, isso ocorre por condição de uso. Mas, lembramos que antes de repassar esse valor, as concessionárias e oficinas que executam esse serviço fazem uma avaliação técnica para verificar se não é falha do processo de fabricação.